Livros de 2013 – 2ª parte

Chegou o último dia do ano, então é hora da lista de livros de 2013 e das estatísticas aleatórias. Foram 42 lidos, o que significa um aumento de 40% se comparado com o ano passado, sendo 22 na forma de ebooks através do Kindle. Li muita não-ficção (11) e ficção criminal/suspense (17), em parte devido ao projeto em que estou envolvido, e o restante se dividiu em horror, fantasia, ficção científica e obras que não se encaixam em rótulos.

Abaixo, meus comentários breves de alguns dos livros:

suicidas

Suicidas, de Raphael Montes (Benvirá). Ótimo livro de estreia desse jovem autor, mostrando talento em criar personagens e uma trama amarrada e empolgante, além de saber usar as convenções do gênero (como a do “caso da sala fechada”, tradicional na literatura policial).

Blood on the desert/ A house in Naples, de Peter Rabe (Stark House). Rabe foi um dos grandes nomes dos paperbacks (livros de bolso) americanos dos anos 50/60. Nesta edição dupla, a primeira história é um suspense de espionagem sem graça; já a segunda mostra o talento de Rabe em tecer uma trama noir.

fake

Fake I.D., de Jason Starr (Hard Case Crime). Um noir na tradição de obras como Assassino em Mim, com um protagonista sociopata fazendo de tudo para conseguir o que quer. Não só o personagem é interessante, mas a trama é ágil.

Kill Whitey, de Brian Keene (Cemetery Dance). O que começa como um suspense tradicional (jovem se apaixona pela prostituta de um cafetão violento e fica obcecado) se transforma em um história sobrenatural lá pelo meio do livro. Keene é conhecido nos EUA por suas tramas de horror e aqui ele não decepciona quem gosta de descrições sanguinolentas.

E é isso. Vamos ver se consigo comentar mais livros da próxima vez.

Feliz e Próspero 2014!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s