Livros de 2013 – 1ª parte

Metade do ano chegou, então é hora de fazer comentários sobre alguns dos livros lidos até o momento, incluindo álbum de quadrinhos (há tempos eu não lia HQs). A leitura de ebooks aumentou bastante com a compra do Kindle:  12 livros contra 3 lidos no ano passado usando o aplicativo para celular. Da mesma forma, a pilha de livros virtuais também “subiu”, ainda mais com vários deles baratos ou até disponíveis de graça:

protetores

Protetores (Underworld), de Duda Falcão. O romance de estreia do escritor gaúcho traz as aventuras de um grupo enfrentando ameças sobrenaturais em Porto Alegre. A história é ágil (um traço que já notei nos textos curtos do autor), com o cenário do sul do Brasil sendo um ponto que também me atraiu. Outro detalhe que vale comentar é a produção caprichada da editora e as ilustrações no livro, se encaixando no clima de suspense da trama. No entanto, o livro poderia ser bem melhor se a ação, ao invés de meramente narrada como acontece em vários trechos, fosse mostrada – da forma que foi feita, acaba lembrando a narração de uma partida de RPG (principalmente nas cenas de combate). Outro ponto que precisa ser trabalhado são alguns dos personagens que, baseados em arquétipos de ação/aventura, beiram o estereótipo. De qualquer forma, o livro deixa várias perguntas interessantes no ar e fico aqui aguardando pela continuação.

Battle Royale (VIZ Media), de Koushun Takami, é uma ficção distópica que mostra adolescentes participando de um jogo cruel no qual são forçados a se matar, até que reste apenas um. A trama é ligeira e divertida, com cenas de violência exagerada e personagens rasos, com exceção do trio de protagonistas. Mas Takami consegue capturar bem a típica angústia adolescente, usando os arquétipos do(a) garoto(a) esportista, rebelde, nerd (otaku), piriguete etc. e que, ainda por cima, precisam se matar para sobreviver. A obra foi lançada no Japão em 1998 e a versão lida em inglês é de 2009, trazendo um posfácio com o autor e um adesivo na capa com a frase The original survival game! – deixando bem claro que Battle Royale é anterior ao Jogos Vorazes, livro de 2008 acusado de ser cópia da obra japonesa (tirando alguns pontos em comum, são livros com propostas diferentes).

imahq1

Imaginários em Quadrinhos 1 (Draco) é a primeira antologia em quadrinhos da editora paulista. Com organização de Raphael Fernandes (editor da revista MAD) e a participação dos quadrinistas Raphael Salimena, Jaum, Dalton Dalts, Zé Wellington, Marcus Rosado, Camaleão, Alex Mir e Alex Genaro, a publicação traz uma mistura de histórias de ficção científica, fantasia e terror, tal como a coleção em prosa com o mesmo nome. O resultado final ficou equilibrado e bem acima da média, com os destaques ficando por conta de Ôch (roteiro e arte de Salimena), A revolução não será compartilhada (roteiro de Fernandes e arte de Dalts) e Apagão (roteiro de Fernandes e arte de Camaleão). Vale lembrar que esta última história está sendo transformada em um projeto maior, através de financiamento coletivo.

Afraid, de Jack Kilborn. J.A. Konrath é um dos atuais astros do mundo da autopublicação digital, vendendo milhares de livros e contos em diversos gêneros literários. Sob o pseudônimo de Jack Kilborn, ele escreve histórias de horror, como é o caso deste romance: um helicóptero cai numa cidade nos cafundós dos Estados Unidos, liberando algo que elimina aos poucos a minúscula população do local e cabendo a um xerife idoso deter a matança. O livro se sustenta principalmente pelo suspense (lembrando em alguns momentos as obras de Stephen King e Dean Koontz), já que os personagens não são exatamente profundos (se procura por isso, vai se decepcionar). É também um prato cheio para os apreciadores do chamado torture porn, com descrições detalhadas de ferimentos, amputações, decapitações etc.  Ao final, cumpre com a promessa de divertir o leitor por algumas horas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s